sexta-feira, 9 de abril de 2010

PROJETO BIBLIOTECA


Nesse ano de 2010 dei início ao projeto da Biblioteca Pública Municipal incluindo as atividades que tinha em separado no ano passado: uso dos computadores no Telecentro, Pesquisas em impressos e via internet e Hora do Conto.

Aqui a cópia descritiva do projeto:


BIBLIOTECA PÚBLICA: LUGAR DE APRENDIZAGEM
CLIENTELA: ALUNOS DA PRÉ-ESCOLA 2-A
PROFESSORA: STELA MARIS DA ROSA DIAS
TEMPO DE DURAÇÃO: ABRIL A DEZEMBRO/2010

1. JUSTIFICATIVA
Precisamos incluir nossos alunos de pré-escola nos locais públicos da Cidade, que nos permitam novos espaços de construção de saberes coletivos e individuais, tirando-os de dentro das paredes da escola, fazendo um movimento específico entre saber e cultura, entre alunos, aprendizagens, tecnologias e livros.
A Biblioteca Pública é um dos locais que oferecem várias possibilidades de aprendizagens aos nossos alunos, pois apresenta um amplo espaço de oportunidades de leituras diversas, bem como um Tele centro de informática e oferece também “Hora do Conto” semanalmente.
Oportunizar encontros específicos entre os alunos da Pré-escola 2 A, os computadores e os livros na Biblioteca Pública Municipal sugere aprendizagem e cultura, lazer e prazer, pois nos inclui numa efetiva interação com os novos/velhos instrumentos de saber: os livros e o computador.
Isso justifica nosso projeto.

2. OBJETIVO GERAL
Incluir digital, literária e culturalmente nossos alunos da Educação Infantil da Pré-escola 2 A na Biblioteca Pública Municipal Doutor Clóvis Webber Rodrigues, semanalmente, para usufruirmos dos materiais e tecnologias ali disponíveis em favor de uma aprendizagem mais prazerosa e diversificada, buscando aliar livros, computadores, pesquisa e alunos efetivamente.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Proporcionar um momento de encontro semanal entre os alunos, os computadores e os livros na Biblioteca Pública Municipal.
• Explorar as opções de estudo que a Biblioteca Pública Municipal nos permite, especialmente a utilização do computador, dos livros, enciclopédias, revistas e outros impressos ali existentes, bem como aproveitar a Hora do Conto.
• Incluir, digitalmente, os alunos da educação infantil com acesso a algumas ferramentas das tecnologias da informação e da comunicação, através de jogos e de pesquisa.
• Visitar e conhecer os locais públicos da Cidade que nos permitam usufruir de aprendizagens necessárias à vida atual.
• Aproximar escola e comunidade por meio do uso de espaços públicos destinados a apropriação de novos saberes.
• Confeccionar um livro das pesquisas ali realizadas.
• Registrar as atividades realizadas por escrito, por meio de fotografias ou outra alternativa que encontrarmos.
• Convidar, uma vez ao mês, uma família para vir à sala de aula e acompanhar esse momento na Biblioteca Pública.
• Aproximar escola, família e comunidade por meio do uso desse espaço público destinado a apropriação de novos saberes.

4. ATIVIDADES.
• Visita semanal dos alunos na Biblioteca Pública para manuseio e exploração do computador em jogos e pesquisas.
• Manuseio dos impressos existentes, especialmente os livros, jornais e revistas e materiais impressos para realização de pesquisa escrita.
• Registros escritos, ilustrativos, fotográficos e virtuais.
• Confecção de um livro das pesquisas ali realizadas.
• Encontro da família e os alunos na Biblioteca.

5. CRONOGRAMA
Uma visita semanal dos alunos com duração de uma hora.

6. METODOLOGIA
Roda de conversas, atividades de pesquisa em grupos e individuais, produções coletivas, passeios-visitas, manuseio dos computadores, livros, enciclopédias, revistas e impressos existentes, registros fotográficos, postagens virtuais e apresentação dos trabalhos ali realizados.

7. AVALIAÇÃO
Será satisfatório se nossos alunos se envolverem com prazer e alegria nas atividades proporcionadas semanalmente e delas tiraram proveito para crescerem em aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário